Como ter um blog de sucesso com marketing digital

Tempo de leitura: 8 minutos

Blog Afiliados

Toda pessoa que inicia sua carreira no marketing digital tem que ter inúmeras estratégias e ideias para começar. Uma das mais importantes é a criação de um blog, principalmente para quem deseja trabalhar com marketing de afiliados.

 

Qual a importância de se criar um blog de sucesso no marketing digital com programa de afiliados?

Um blog é o local ideal para quem quer promover produtos como afiliados no marketing digital, pois é nele que você poderá colocar todo o conteúdo relevante para seu público, colocando suas postagens, imagens, infográficos, vídeos e diversas outras mídias que irão atrair as pessoas que tem interesse nos seus conteúdos.

 

O afiliado tem controle sobre seu blog, nas redes sociais não.

Um afiliado quando cria seu blog, passa a ter o controle das coisas que deseja publicar, contanto que ele não publique conteúdos ofensivos, não tem nada que possa barrar o que ele deseja promover, não tem regras severas que possam lhe bloquear.

Diferentemente das redes sociais, por exemplo o Facebook, não permite que você use seu perfil pessoal para promover produtos, usar links de afiliados, essa rede é que tem o controle, ela quem dita as regras, se você quiser promover algo, deve pagar o Facebook pra isso, por isso que existe o facebook ads  , um Facebook voltado para empreendedores.

 

Estratégias no seu blog para promover seu produtos de afiliados.

Após saber da importância do blog no seu mercado de afiliado, é hora de pensar nas estratégias para estruturá-lo, aqui vão as principais:

 

  • Pensar no servidor que vai hospedar seu blog

servidor-web-hospedagem

Um servidor web é o servidor que vai guardar os arquivos do seu blog, como publicações, imagens, infográficos etc. Assim temos várias empresas que fornecem esse serviço, um dos serviços que aconselho é o da HOSTGATOR, que é uma empresa que possui vários planos, com preços bem acessíveis, tanto pra quem está iniciando agora no mercado de afiliados e não tem muito dinheiro para investir, como pra quem já está expandindo o seu negócio online. Esse meu blog aqui está hospedado utilizando esse servidor da HOSTGATOR.

 

  • Registrar um nome(domínio) para para seu blog.

domínio

 

A próxima estratégia é registrar um nome de domínio para seu blog, é por esse domínio que as pessoas vão digitar nos navegadores e acessá-lo, assim é importante que na hora da escolher esse nome, pense em um domínio que só de visualizarem  o nome as pessoas já identifiquem qual o conteúdo é abordado pelo seu blog, por exemplo, www.comocriarblog.com.br, quando os usuários fizerem suas pesquisas no google, de cara vão saber do que se trata esse blog. Você poderá registrar um nome de domínio nesse site http://registro.br/.

 

 

  • Escolha do CMS (Content Management System – Sistema Gerenciador de Conteúdo)

CMS

Nossa próxima estratégia agora é a escolha do sistema que vai gerenciar o conteúdo do nosso blog, no mercado hoje temos vários CMS , mas com certeza o mais indicado para criar blog é o WORDPRESS, cerca que 90% das pessoas que criam blogs utilizam esse CMS, e nós afiliados não somos diferentes, muitos utilizam  WORDPRESS devido as diversas vantagens que ele oferece principalmente para quem não sabe programação web ou não entende da parte técnica.

 

 


Quais as vantagens de se utilizar o WORDPRESS?

wordpress-2

 

 

  • Comunidade/Fóruns grande para dá suporte ao WordPress

forum2O WordPress possui uma comunidade enorme de desenvolvedores que dão todo o suporte ao que você precisar, além dos fóruns com vários membros onde você poderá compartilhar com eles algum problema que você tenha com o WORDPRESS

 

 

 

 

  • Diversos plugins para ser adicionado

plugins wordpress

Plugins são pequenos programas que acrescentam funcionalidades ao CMS, por exemplo, podemos instalar um plugin que informa a quantidade de visita que seu blog teve, quantos compartilhamento nas redes sociais, e outros mais. Você poderá conferir esses plugins nesse link https://br.wordpress.org/plugins/.

 

 

 

 

 

  • Diversos temas prontos,gratuitos e responsivos.

Diver

Outra vantagem do WORDPRESS é a enorme quantidade de temas prontos, você não precisa se preocupar em desenvolver uma página, até por que nós como afiliados não queremos se envolver com a parte técnica, o WORDPRESS já faz isso pra gente.

Você ainda pode instalar temas de acordo com o nicho(ramo que irá atuar), por exemplo, temos temas para área financeira, marketing digital e diversas outras. Outra vantagem é que além de termos temas prontos, temos também temas gratuitos de excelente qualidade, além dos pagos que vem com mais funcionalidades.

 

temas responsivos

Outra vantagem desses temas que ele são responsivos, assim seu conteúdo se adapta na tela de qualquer dispositivo que você esteja utilizando, seja em um smartphone, tablet,notebook ou PC.

Confira esses temas nesse link https://br.wordpress.org/themes/.

 

  • Documentação completa para aprender a trabalhar com WordPress

Você como afiliado que não souber mexer muito com o WordPress, terá acesso a uma extensa documentação que vai lhe auxiliar a entender as funcionalidades desse CMS, essa documentação abrange diversos tópicos, dentre eles temos:

  1.  Funcionalidades do WordPress 
  2. Instalando o WordPress
  3. Como usar temas
  4. Como instalar plugins

Você poderá acessar essa documentação no portal da comunidade brasileira de WordPress nesse link:https://codex.wordpress.org/pt-br:P%C3%A1gina_Inicial

 

 


  • Trabalhar o SEO(Search Engine Optimization) do nosso blog

SEO

Se você não conhece o que é o SEO, é um mecanismo em que usamos várias técnicas que devem ser trabalhados nos posts que publicamos e que iram fazer com que nossas publicações, vídeos, sejam encontrados mais fácilmente nas pesquisas que estão sendo feitas no google, o google mesmo utiliza processos nos seus motores de buscas que podemos dizer que retorna mais facilmente os blogs, sites, que estão com seu conteúdo seguindo as regras desses processos dos seus motores de buscas.

Quais as principais técnicas de SEO posso utilizar nas minhas publicações?

  • Pesquisa por PALAVRAS-CHAVE

Com certeza essa é a primeira técnica que você deve utilizar, PALAVRAS-CHAVE são os principais termos que são pesquisados nas ferramentas de buscas do google, bing e yahoo por exemplo.

Quando o usuário digita a seguinte frase “Como ser um afiliado de sucesso” , podemos ter as PALAVRAS-CHAVE que no caso é a pesquisa toda “Como ser um afiliado de sucesso” , ou mesmo “…afiliado de sucesso”

Para descobrir quais as palavras-chaves mais utilizadas você pode usar o Planejador de Palavras do Google, nessa ferramenta você digita os termos e ver o número de vezes que esses termos foram procurados no google.

google adwords

 

Se você desejar conhecer mais sobre palavras-chave veja nesse link http://bloganharnaweb.com.br/o-segredo-das-palavras-chave.

 

  • Tamanho do conteúdo dos posts

O tamanho recomendado de palavras na sua publicação é de no mínimo 300 palavras, mas o ideal é que você faça muito além disso, pois se você realmente deseja passar um conteúdo de qualidade e que gere valor para o público que está lendo, 300 palavras vai deixar um conhecimento muito vago do assunto.

 

  • Colocar links interno e externo nos posts

É importante você colocar links nas suas publicações assim os motores de buscas na web detectam que seu conteúdo linka para outros conteúdos, pois é uma técnica que ajuda a o usuário se aprofundar em algum termo que ele viu, esses links podem apontar para dentro do próprio blog ou externo para outros blogs ou sites, isso enriquece mais ainda seu conteúdo, pois o usuário está se aprofundando em um assunto do seu interesse, você está educando eles.

 

  • Formatação correta

Na hora de publicar no seu blog você deve deixar suas publicações todas estruturadas, com cabeçalhos hierárquicos, tags html H1 para títulos das publicações, H2, para sub-títulos e assim por diante, com isso o usuário e os próprios motores de buscas identificam que aquele conteúdo está bem estruturado e organizado, facilitando assim a leitura e o entendimento pelo usuário.

 

Assim podemos concluir sobre a importância de você trabalhar seu blog, são várias estratégias que você tem que desenvolver nele, para assim tornar um blog de sucesso, gerando tráfego e futuras vendas dos seus produtos de afiliados. Espero que esse post tenha ajudado você que está entrando nesse mercado de afiliados.

Deixem seus comentários, falando do que acharam do conteúdo, o que precisa ser melhorado, quais conteúdos vocês gostariam deu está publicando.

Compartilhem também esse post nas suas redes sociais. Muito obrigado pela atenção de todos, grande abraço, Adilio Costa.