Como criar um blog WordPress com domínio próprio

Tempo de leitura: 7 minutos

O WordPress para que não conhece é um CMS(Content Management System – Sistema Gerenciador de Conteúdo), esse CMS é uma das melhores ferramentas para desenvolvimento de blogs e sites, isso tudo porque com ele temos disponível uma infinidade de recursos que ajudam na criação de páginas, temas, formulários e muito mais, o que é sensacional para quem pretende criar um blog ou site pessoal e não tem conhecimento de design e programação web, bastando para isso usarmos nossa criatividade para deixar nosso blog ou site bem estruturado através do WordPress. Nesse post você irá aprender como instalar o WordPress.

 

Para  instalar o WordPress nós precisamos primeiramente registrar um domínio e contratar um serviço de hospedagem para armazenar os arquivos do nosso blog, a seguir você irá aprender como fazer isso em um passo-a-passo até a instalação do WordPress em si, então vamos lá!!!

 

Como registrar um domínio e hospedar meu blog do WordPress

  • Registrando o domínio

O primeiro passo para darmos inicio ao processo de instalação do nosso blog com o WordPress seria o registro de um domínio, para quem não conhece o que seria um domínio, nada mais é do que o endereço que vai identificar seu blog ou site na internet, por exemplo o domínio do meu blog é bloganharnaweb.com.br, o bloganharnaweb é o nome em si do meu blog, a extensão .com indica que meu blog é comercial e o .br indica que ele fica hospedado em um servidor no Brasil, assim o nome do domínio é bloganharnaweb.com.br.

 

 

Para registrar um domínio você deve as seguintes opções:

A primeira seria pesquisar um nome de domínio para seu blog no site da REGISTRO.BR.

A segunda seria registrar esse domínio em um site de serviço de hospedagem de blog e/ou site, que é o que veremos no próximo tópico, por enquanto vamos ver como fazer o registro na REGISTRO.BR.

 

A REGISTRO.BR é o departamento do NIC.br, responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br.

 

Curso WordPress para iniciantes
Curso WordPress para iniciantes.

Ao escolher o nome de domínio para registrar,  é necessário que você escolha um nome que esteja disponível, ou seja, ninguém tenha ainda registrado. Caso escolha um nome registrado, a REGISTRO.BR lhe mostra opções com o nome escolhido mas com outras extensões(agr.br, blog.br etc)

 

 

Após você ter escolhido um nome de domínio que esteja disponível, a REGISTRO.BR lhe informará e solicitará que avance para a próxima etapa para ser registrado, informando a você o custo anual do registro do domínio escolhido.

 

O próximo passo é registrar o domínio junto ao CPF(no caso de pessoa física) ou CNPJ(no caso de pessoa jurídica)

 

Após ter digitado seu CPF ou CNPJ a REGISTRO.BR verificar se você tem conta no portal, caso negativo você terá que criar uma, onde a partir dela você terá um nome de usuário e senha para ter acesso as informações de registro do domínio.

Caso tenha que fazer o cadastro, é só criar em CRIAR CONTA e passar as informações solicitadas.

Nesse próximo passo para que possamos instalar o nosso blog no WordPress, devemos contratar um serviço de hospedagem de blog e/ou site, para quem não conhece esse tipo de servidor, imagine que ele seja uma caixa onde você irá guardar conteúdos do blog(posts, imagens, vídeos, páginas etc) e vai acessar esses conteúdos digitando um endereço web(exemplo: www.bloganharnaweb.com.br/o-que-e-wordpress-e-para-que-serve).

Por exemplo, você conseguiu acessar o conteúdo que está lendo agora nessa página porque acessou um endereço do servidor que guarda essa página. Assim é hora de escolher um servidor de hospedagem que armazene esses dados para que possamos acessá-los.

Aprenda tudo sobre Wordpress

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis as atualizações sobre Wordpress e turbinar seu blog.>

Você pode consultar vários serviços de hospedagem de blog e sites, mas um que eu uso e lhe recomendaria seria o serviço da HOSTGATOR, por se tratar um plano de hospedagem bem acessível principalmente para que está iniciando.

Nesse serviço de hospedagem você tem a opção de contratar um plano em que você já tenha um domínio registrado(nesse caso na REGISTRO.BR) ou se não, poderá registrar seu próprio domínio junto à HOSTGATOR

 

Caso você tenha registrado seu domínio e desejar usá-lo você poderá prosseguir com o registro do serviço de hospedagem da HOSTGATOR fornecendo as informações de dados e formas de pagamento do plano de hospedagem escolhido, conforme  mostra a imagem abaixo:

Após preencher os dados e as formas de pagamentos você receberá um email quando o pagamento do plano for reconhecido, além das informações técnicas de acesso ao painel(cpanel) da HOSTGATOR , é nesse painel que você poderá gerenciar as instalações e informações do seu blog.

A primeira coisa a ser criada ao entrar na tela de painel de controle é a sua conta de e-mail vinculada ao domínio registrado, isso porque você irá precisar dessa conta de email para poder registrar o domínio no serviço de hospedagem, como verá mais adiante. Assim mais abaixo na aba email, clique em Contas de email, conforme mostra a imagem abaixo:

 

Na próxima tela você deverá que fornecer o nome da sua conta de e-mail, veja que o domínio já está vinculado(@bloganharnaweb.com.br), aqui você poderá colocar seu nome(seunome@seudominioregistrado.com.br)

ou outro nome(contato@seudominioregistrado.com.br) e uma senha.

 

Como instalar o WordPress

Criado sua conta de email, mais abaixo da tela do painel de controle(aba:software e serviços) temos a opção QuickInstall, é aqui que daremos  início a instalação do WordPress

 

Na próxima tela você deverá clicar em WordPress para darmos início a instalação.

Aprenda tudo sobre Wordpress

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis as atualizações sobre Wordpress e turbinar seu blog.>

Logo em seguida você será direcionado para a tela mostrada na imagem abaixo, aqui você irá informar o nome do domínio que você registrou anteriormente, além da conta de email também registrada anteriormente. Deverá ser informado também um título para seu blog, além de um nome de usuário para que você tenha acesso a parte administrativa do WordPress. Agora é só clicar em install now(instale agora) e aguardar finalizar a instalação.

 

Ao final da instalação será lhe apresentado a seguinte imagem:

Veja que após finalizada a instalação a tela de painel de controle lhe mostrará o link para você acessar o WordPress,

no meu caso é http://bloganharnaweb.com.br/produtividade/wp-admin, esse é o link da área administrativa do WordPress, também lhe é apresentado o seu nome de usuário(no meu caso:adiliocosta) além de uma senha provisória(você poderá alterar essa senha depois) onde você poderá logar na área de administração do WordPress.

 

Ao clicar no link você verá uma tela como mostra a imagem abaixo:

 

E assim finalizamos este post sobre registro de domínio e hospedagem do seu blog WordPress, espero que tenha lhe ajudado a lhe dá um norte a você, de como fazer esses procedimentos, em breve estarei postando mais assuntos sobre blog e WordPress, deixem seus comentários abaixo, falando o que acharam do post, o que queriam saber a mais sobre WordPress ou outros assuntos beleza, grande abraço!!!!!

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar
Salvar

Salvar

Salvar

Aprenda tudo sobre Wordpress

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis as atualizações sobre Wordpress e turbinar seu blog.>

WordPress para iniciantes

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar