Facebook ads o que é?

Tempo de leitura: 7 minutos

 

Nós últimos anos empresas e empreendedores digitais de uma forma geral, tem utilizado como estratégias de marketing o uso da ferramenta facebook ads, uma plataforma do facebook utilizada para promoção e divulgação de produtos, serviços, marcas e muito mais.

Nesse tutorial de facebook ads, você vai aprender como funciona essa ferramenta utilizando ela de forma que possa alcançar suas metas de divulgação, seja de um produto de afiliado que deseja promover, do seu blog, para que mais pessoas possam conhecer e se engajar com os conteúdos publicados nele, um serviço que você ou sua empresa tem para oferecer ou algo que queira que seja reconhecido pelo seu público(persona).

Segue a lista do que você irá aprender nesse tutorial:

  • Facebook ADS, como funciona
  • Como fazer uma campanha no facebook
  • Criando um anúncio no facebook
  • Como funcionam os anuncios do facebook
  • Facebook ads com instagram
  • Campanhas no Facebook que deram certo

facebook ads

Facebook ADS, como funciona.

O facebook ads funciona como uma ferramenta de divulgação onde você poderá configurá-la de forma que essa possa ser apresentada para um público bem segmentado, que realmente tem potencial de gostar daquilo que você quer apresentar, tornando-se um grande potencial para atingir as suas metas.

Com o facebook ads você pode filtrar o público que irá visualizar seus anúncios através dos seus anúncios, isso vai depender do tipo de marketing que você fazer, pode ser por:

Reconhecimento

Aqui você poderá impulsionar suas publicações de forma que aquilo que quer divulgar possa ter um reconhecimento pelas pessoas, isso acontece por exemplo quando você cria uma página(fanpage) e pública anúncios nela, e assim poderá impulsioná-la para que tenha uma alcance maior junto a seus amigos e amigos desses no facebook.

Consideração

Quando você que atingir ou convencer as pessoas de forma que possam levá-las para um destino, dentro ou fora do seu facebook, direcionando por exemplo para sua fanpage(dentro do facebook) ou o seu blog ou landing page(página de captura), fora do facebook. Essa consideração pode ser também quando você deseja que seu público faça a instalação de algum aplicativo que você desenvolveu, aumentar a participação em um evento que você está promovendo, visualizar um vídeo que colocou no seu canal no youtube ou mesmo cadastro para um negócio online que você está iniciando.

Conversão

Aqui é quando você deseja converter seu público, depois que eles já tiveram o conhecimento e/ou consideração pelo que você está promovendo, converter é aumentar o envolvimento e engajamento no seu blog, através de comentários e compartilhamento dos conteúdos publicados neles, instalar ou baixar um aplicativo ou programa desenvolvido por você ou mesmo fazer com que as pessoas recebam uma oferta sua, de algum produto de programas de afiliado por exemplo.

 

Como fazer uma campanha no facebook

Esse é o primeiro passo que você deve dá para iniciar seu marketing com o facebook ads, fazer uma campanha. É na criação dela que você irá definir a segmentação do seu marketing, em dos três segmentos que citamos anteriomente, e assim definir o objetivo central dessa sua campanha, se é por reconhecimento, consideração ou conversão.

campanha


 

 

Criando um anuncio no facebook

Criando um anúncio no facebook


 

Definido a sua campanha no facebook, é hora de criar o anúncio associado a ela,nesse anúncio você define o país, a moeda e fuso-horário do público que o facebook ads irá apresentar o anúncio a ser criado.

Criando um anúncio no facebook


 

 

Após isso,o próximo passo da criação do seu anúncio, é filtrar mais ainda o público que deseja atingir, fazendo isso através da idadegênero  e idioma.

Criando um anúncio no facebook


 

Seguindo adiante na criação do anúncio, agora é selecionar o público por seus interesses ou comportamentos, por exemplo, você poderá fazer com que seu anúncio seja apenas para pessoas que gostam de marketing digital, além de escolher o tipo de relacionamento desse público com você, se vai ser pela sua página(fanpage), por um aplicativo ou um evento que criou.

Criando um anúncio no facebook


 

 

Agora é a hora de definir posicionamento e orçamento do seu anúncio, aqui se indica em que locais do seu facebook seus anúncios serão visualizados pelo público segmentado e o dinheiro que vai ser investido nesse anúncio.

Criando um anúncio no facebook


 

 

A partir desse momento, antes mesmo de finalizar o seu pedido do anúncio no facebook ads, você poderá ver uma prévia de como seu anúncio irá ser apresentado ao seu público.

Facebook ads com instagram


Facebook ads com instagram

Como o facebook agora está integrado com o  instagram, você poderá configurar o facebook ads com essa rede social de forma que seu anúncio também aparecerá nela, como pode ser visualizado na prévia abaixo.

Facebook ads com instagram


 

Ao final, sua campanha e anúncio estão finalizado, bastando você fazer o pedido e fornecer as informações das formas de pagamento.

 

Campanhas no Facebook que deram certo

Para você conhecer o sucesso que sua campanha poderá lhe trazer com o facebook ads, seja de pessoas acessando e se envolvendo mais com seu blog, gerando mais tráfego, seja de aumento de vendas de produtos de afiliados, download de um aplicativo,reconhecimento da sua marca, vou lhe apresentar agora as campanhas no facebook que tiveram muito sucesso junto ao público.

 

Sucesso da campanha da skol

A skol como uma grande jogada de marketing aproveitou muito bem o momento das olimpíadas do Rio de Janeiro, onde utilizou todo o poder de divulgação do facebook e instagram para promover a divulgação da sua marca, e assim gerar um maior engajamento com os torcedores. Para isso eles lançaram uma campanha onde filtrava um público de homens e mulheres a partir de 18 anos e o foco da marca era ensinar esse público “O jeito skol de torcer”, o que indiretamente fazia com que esse públio-alvo que já conhecia a marca pudessem participar e se envolvendo naquele momento de celebração.

Consequentemente a marca atingiu além do público brasileiro, o público estrangeiro, o que segundo análise de seus resultados lhe rendeu:

  • 9 ponto de crescimento em lembrança de anúncio;
  • 5 pontos de aumento em intenção de compra;
  • 5 pontos de aumento e reconhecimento da marca, esse reconhecimento se entre mulheres de 24 a 35 anos e homens de 18 a 24 anos;
  • As mensagens enviadas conseguiram atingir 75% do seu público-alvo.

Sucesso da Campanha Casamento Perfeito

Um grupo de empreendedores do ramo de casamento resolveram investir seu projeto utilizando uma campanha para atingir no facebook e instagram um público focado apenas em noivas de Fortaleza.

O objetivo desse grupo com esse empreendimento é oferecer pacotes completos de soluções e serviços para noivas, ajudando com os preparativos e toda burocracia das cerimônias.

Ao final da campanha eles tiveram as seguintes estatísticas:

  • 1000 reais investidos em anúncios no facebook e instagram
  • 24 contratos fechados
  • Tiveram um ROI(Retorno sobre investimento) de 360x do valor investido em facebook e instagram.

 

Esses são apenas algumas das campanhas no facebook que deram certas.

Assim terminamos nosso tutorial sobre facebook ads, onde você conheceu um pouco do poder dessa ferramenta para o seus negócios.

 

Curso Facebook ADS 

Acompanhe esse vídeo abaixo onde Carlo Bettega, um dos maiores especialista em facebook ads lhe fala e lhe dá muitas dicas sobre facebook ads, e mostrar como ele fez nesse ano de 2016 para gerar em apenas 4 meses mais de 170 mil reais, confira o vídeo, prestando muito atenção nas suas dicas, você vai gostar.

Curso facebook ads