O que é o seo em marketing digital

Tempo de leitura: 11 minutos

 

A palavra SEO é sem dúvida uma das mais citadas no mercado de marketing digital, mas qual é realmente o significado da palavra SEO em marketing digital e o sentido dela ter tanta importância para os mecanismo de buscas da web.

Primeiramente precisamos entender o seu significado, SEO, Search Engine Optimization, em português significa Otimização para Mecanismo de Buscas, e agora? ficou melhor pra você entender? ainda não?. Vamos mais afundo para facilitar seu entendimento dessa otimização.

O que é o SEO em marketing digital

Para entendermos melhor o que é  SEO, precisamos saber um pouco mais sobre os mecanismos de buscas ou navegadores de buscas, como achar melhor. Dentre os mais conhecidos temos o do Google, Bing e Yahoo, no entanto vamos dá destaque aqui para o do Google é claro, até porque segundo uma pesquisa feita pela Hitwise, ferramenta global de inteligência digital da Serasa Experian mostra que o Google registrou uma participação aqui no Brasil(www.google.com.br) em 94,31% nas buscas realizadas.

O mecanismo de buscas do google utiliza três processos para retornar os resultados de uma pesquisa, são eles:

Rastreamento

O rastreamento é um dos processos que o google utiliza através de seu robô de buscas, chamado Googleboté através desse rastreio desse robô que o google descobre novas páginas na web e faz a atualização dessas para serem incluídas nos seus índices. Entenda índices aqui como se fosse uma página de um livro, assim como a página nos ajuda a encontrar uma informação específica do livro, o índice ajuda o robô a encontrar a página web mais facilmente.

 

Indexação

O Googlebot processa cada uma das páginas que ele rastreia armazenando em um imenso índice, processo chamado de indexação, assim boa parte das informações que foram coletadas ficam sendo referênciadas por esse índice na sua pesquisa.

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Publicação de resultados

Esse é o ponto crucial para o mecanismo de busca, pois quando fazemos uma pesquisa no google, ele procura as páginas que foram indexadas e retornam apenas as que tenham conteúdo que seja relevante para nós, que sejam publicações de resultados que atendam realmente aquilo que pesquisamos e queremos saber.

A relevância dos resultados para o google é baseado em mais de 200 fatores, entre eles está o PageRankatravés desse fator o google mede a importância de uma página baseadas nos links de entrada de outras páginas, isso significa que cada link do seu blog ou site que aponta para outra página e que essa também seja relevante sua página é ranqueado, podemos dizer que ganha um crédito do google e quanto maior o crédito que tenha obtido do google, maiores serão as chances de seu site ou blog aparecer nos resultados das suas pesquisas.

Entendido esses três processos do mecanismo de busca do google, podemos agora ir entender o significado de SEO, de otimização pelos mecanismos de busca, isso significa que trabalhar o SEO no seu blog ou site é fazer com que o seu conteúdo seja relevante para o google, que se encaixe em boa parte dos mais de 200 fatores que o google
considera que uma página deve ter, para que ele possa rankeá-la de forma que venha nas primeiras posições do resultado de suas pesquisas.

Agora acredito que você já deve ter percebido a importância de se trabalhar o SEO nos seus negócios digitais, enfim, no seu marketing digital.

 

SEO no WordPress

Você deve está se perguntando, “Beleza, agora eu aprendi um pouco ou o suficiente de SEO, mas como que trabalhar essa otimização no meu blog ou site?”. É aqui que vamos entender por onde você começar a utilizar o SEO no seu negócio online, partindo do seu blog ou site, vamos lá.

Se você iniciou seu negócio online, ou deseja começar, já deve está ciente que cerca de 90% dos empreendedores digitais utilizam como ferramenta de criação dos seus blog e sites o gerenciador de conteúdo WordPress, isso pelas inúmeras facilidades que esse gerenciador apresenta, com temas prontos e Plugins(são funcionalidades a mais nas páginas do WordPress). São essas duas facilidades do WordPress que ajudam os mecanismos de buscas.

Primeiro, porque os temas prontos do WordPress já vem praticamente todo configuradO que é o SEO no marketing digitalo com as técnicas de SEO, ou seja, você não vai precisar se preocupar com essa otimização, o WordPress já faz isso pra você, o que você vai precisar é aplicar as técnicas de SEO nas suas páginas, blog posts e mídias.

O segundo ponto é que o próprio WordPress possui um
plugin (chamado Yoast SEO ) que possui a funcionalidade de lhe indicar se o conteúdo que está publicando está ficando adaptado com as técnicas de SEO, mostrando a você onde está aplicando errado essas técnicas e o que deve ser corrigido na sua página, blog post ou mídias(imagens, vídeos) para que fique da forma correta, ou seja, otimizada. 

 

 

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Passos para elaboração do SEO em marketing digital

Agora que vimos como funciona os mecanismos de buscas e como o SEO trabalha na otimização de páginas, vamos conhecer os passos para elaboração do SEO em marketing digital no conteúdo do seu blog ou site.

Aqui está os pontos principais que você deverá saber para otimizar os seus conteúdos:

 

 

 

  • Elaboração do Conteúdo
  • Links Internos
  • Links Externos
  • Imagens
  • Palavra-chave
  • Urls amigáveis

 

Elaboração do Conteúdo

Esse é um dos pontos cruciais que você deve pensar quando for publicar e adaptar seu conteúdo às técnicas de SEO, a elaboração do conteúdo, isso porque os navegadores de buscas analisam de forma apurada o seu conteúdo, podendo identificar se esse  é duplicado ou foi copiado de terceiros, o que pode não lhe favorecer nos rankeamentos dos motores de buscas.

Outro ponto negativo de se ter um conteúdo duplicado ou copiado é que as pessoas gostam de ver e ler coisas novas, novos tópicos, assuntos com novidades, então se elas passarem a ler conteúdo que possam ter visto ou mesmo lido algo parecido, com certeza não vão ter interesse em continuar lendo e sairão logo do seu blog.

 

Links Internos

É importante que o conteúdo que você está publicando possua links internos que encaminhe os seus leitores para outros links dentro do seu blog, assim você vai está aprofundando o conhecimento deles no assunto que está sendo lido por eles, fazendo com que passem mais tempo no seu site ou blog. Os motores de buscas consideram bastante isso, pois eles veem que aquele conteúdo tem uma riqueza de conhecimentos a mais e atrativa para seu público, já que passam bem mais tempo navegando neles.

 

Links Externos

Fazer links externos no seu conteúdo para outros blogs ou sites pode lhe trazer grandes benefícios, primeiro porque como já falamos anteriormente, os motores de buscas consideram quando tem esses meios de linkagens em publicações, pois é uma forma de aprofundar o assunto que está sendo lido,  e segundo porque boa parte desses sites e blogs de referência que você linkar possuem mecanismos e ferramentas para saber de onde o seu público está vindo, eles sabendo que vieram de seu blog ou site poderão querer formar parcerias com você, o que lhe traria bons negócios.

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Imagens

Todos nós sabemos que imagens tem uma importância significativa para da mais riqueza e melhorar o design das suas publicações, no entanto, os motores de busca não rankeiam imagens, e sim textos, então é importante que quando você colocar imagens no seu conteúdo, você descreva-as através de seus atributos, como título alternativo e descrição da imagem, isso fará com que o google possa rankeá-la e melhorar suas identificação nas suas pesquisas.
Outro ponto importante que você deve ficar atento, é nos tamanhos das imagens, pois imagens com muita qualidade tornam-se “pesadas”, o que poderá ocasionar a demora no carregamento das páginas, sendo um ponto negativo para os motores de buscas, já que eles consideram o tempo que o conteúdo demora para ser apresentado.

Além do mais uma página que acaba demorando muito tempo para ser carregada, acaba afastando o usuário, fazendo com que o mesmo veja o conteúdo que pesquisou em outro site,rejeitando assim seu blog ou site, que é outro ponto que os motores de buscas consideram, o tempo que o usuário passa em um site ou blog, se o usuário passa pouco tempo, isso significa para os motores de buscas que o mesmo não tem um conteúdo relevante ou mesmo não retornou o resultado que o usuário esperava.

 

Palavra-chave

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As palavras-chave são coração dos conteúdos otimizados, pois são através delas que os motores de buscas vão tomar como referência para rankeá-la  suas páginas nos seus resultados de buscas.

Antes mesmos de iniciar na elaboração do seu conteúdo você deverá fazer uma pesquisa aprofundada sobre as principais palavras-chaves, essas palavras-chaves são os termos que são mais buscados pelas pessoas quando fazem suas pesquisas, como os motores de buscas possuem mecanismos de saber quais são essas elas, um conteúdo rico desses termos vai ser de grande referência para esses motores, tornando-os mais fáceis de ser encontrado e retornado nos resultados de buscas deles.

 

Pesquisas de palavras-chave 

Existem vários meios de você encontrar as palavras-chaves que são mais utilizadas nas pesquisas, vamos conhecer esses meios:

Pesquisas no Google

O que é o SEO em marketing digital

 

O site do google deverá ser um dos principais meios para que você encontre as palavras-chave que vão servir de índice para que o google rankei seu conteúdo, nele você conseguirá identificar além das palavras-chave, os termos que são relacionados. Também encontrará nessa pesquisa o número de resultados retornados servindo como base para que saiba quais são as mais relevantes para os motores de buscas

 

 

 Planejador de Palavras-chave do Google Adwords

 

O google possui um sistema chamado Google Adwords, ele funciona como uma ferramenta no qual os anunciantes poderão colocar seus anúncios e esses apareçam nos resultados de buscas do Google, dentro desse sistema do Google Adwords você encontrará uma ferramenta chamada planejador de palavras-chaves, é com ela que poderá encontrar as palavras-chaves e termos relacionados segmentando essa pesquisas por:

  • País
  • Idioma
  • Site de origens

Ao final da pesquisa você poderá verificar as palavras-chave que tiveram as maiores buscas pelo Google e assim conseguirá colocá-las em seu conteúdo, tornando mais otimizado e fácil de ser encontrado, característica essencial do SEO.

 

URL amigáveis

URL amigáveis faz com que seus leitores saibam onde realmente estão no seu blog ou site e já vão direto ao ponto onde querem ir, pois um nome fácil no endereço fará com  que o leitor saibao conteúdo que tem nele apenas visualizando a URL, ele já sabendo disso já decidirá se vai ou não acessar, diminuindo as chances de rejeitar seu blog ou site.

 

 

 

Como você pode observar, o SEO deve ser pensado mesmo muito antes de você começar a escrever seu conteúdo, com a técnica de otimização de páginas ficará mais fácil de você colocar conteúdo no seu blog ou site que gere interesse pelo usuário, pois um conteúdo otimizado funcionará como uma isca para capturar o público interessado nele, os termos chaves estão ali, bastando o público pesquisar os assuntos e darem de cara com os links de seu blog ou site.

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