O que é um nicho de mercado no marketing digital

Tempo de leitura: 9 minutos

Olá pessoal, aqui quem fala é Adilio Costa, aqui nesse post estarei abordando um assunto de extrema importância para quem deseja iniciar um negócio online com um blog, a escolha do nicho para se trabalhar o marketing digital. Mas afinal, o que é um nicho de mercado no marketing digital?. É isso que vamos lhe responder aqui nesse post, além dos seguintes tópicos:

 

  • Como escolher o nicho ideal

  • Diferença entre nicho e segmento de mercado

  • 4 Exemplos de nicho de mercado mais procurados

  • Ferramentas para encontrar seu nicho de mercado

 

O que é um nicho de mercado no marketing digital?

Para começarmos a falar sobre nicho de mercado, precisamos entender a definição de nicho, que nada mais é do que um grupo específico de pessoas que compartilham o mesmo interesse por um assunto, conteúdo ou que for, que possuem um gosto em comum e que normalmente essas necessidades não estão sendo atendidas.

Por exemplo, temos o nicho de pessoas que são fascinadas em assuntos e exercícios de musculação, segmentados por academia, suplementos alimentares e outros  relacionados, assim, conhecendo bem um nicho e seus segmentos, você poderá trabalhar  seu negócio online em um público mais focado.

Assim se você conseguir identificar o seu nicho ideal, pesquisando o que as pessoas estão necessitando, o que precisam ser auxiliadas, terá dado um grande passo para iniciar seu empreendimento online e fazer um marketing digital focado nas necessidades desse público.

Diferença entre nicho e segmento de mercado

 

Bem o nicho de mercado é algo mais abrangente, uma abordagem de um público mais geral, que tem interesse e necessidades por algo, já o segmento é um público mais específico, por exemplo, temos o nicho de saúde que abrange um público mais geral e segmentado a esse nicho temos beleza e estética(SAÚDE->beleza e estética), atividade física(Saúde->atividade física e esportes) etc, assim o ideal é que você segmente o público que quer atingir, principalmente se você estiver iniciando agora e estiver aprendendo sobre o nicho, a medida que você for evoluindo e dominando o assunto você passa a expandir para o nicho mais geral.

 

Como escolher o nicho ideal?

Pra mim a escolha do nicho ideal se dá por um nicho que tenhamos interesse ou pelo menos dominamos os assuntos relacionados a ele, afinal, como você irá criar um negócio online com um blog, fazendo postagem de conteúdo que você não tem interesse ou mesmo não domina o assunto?, fica bem complicado não.

Independentemente do nicho que você escolher, você deve primeiro conhecê-lo, procurar se envolver nele para que possa ir adquirindo conhecimento, e através desse conhecimento você passe a gerar valor para as pessoas, que ajude a resolver ou auxiliar elas a solucionarem seu problemas.

 

4 Exemplos de nicho de mercado mais lucrativos

Esses com certeza são os nichos mais lucrativos que temos na internet, SAÚDE,RELACIONAMENTOS, GANHAR DINHEIRO ONLINE E FINANÇAS, ao mesmo tempo que vemos grandes oportunidades de altos lucros nesses nichos, deveremos entender também a alta concorrência que é para se trabalhar neles, aqui vem a importância de segmentá-los, para atingir as necessidades de um público certo, vamos para eles:

 

1 – SAÚDE

Com certeza o nicho de saúde é um dos mais rentáveis e concorridos por que tem um empreendimento online, trabalhar com um blog nessa área exige muito esforço e conhecimento do assunto, isso porque já temos grandes blogs e sites de empresas e especialistas na área, que já tem um público engajado, assim apenas criar um empreendimento online nesse nicho sem ter um diferencial dos concorrentes não vai lhe garantir chegar ao sucesso que você almeja.

Você poderia ir apontando alguns pontos do seu blog, tipo, meu blog fala sobre saúde, meu blog fala sobre saúde com alimentação saudável, meu blog fala sobre saúde com alimentação saudável nos centros das cidades(todos nós sabemos da correria que é nos centros das grandes metrópole do nosso país), aos poucos vocês vai segmentando esse nicho, filtrando o público-alvo que deseja atingir, e a partir do momento que você for adquirindo conhecimento desse mercado, você poderá ir se tornando uma grande autoridade e expert do assunto.

 

 

 

2 – Relacionamentos

Esse é outro nicho com bastante pessoas interessadas, muitas pessoas hoje em dia sofrem ou sofreram com algum relacionamento amoroso, ou mesmo descobriram novas paixões e não sabem como abordarem esse amor.

Aqui temos grupos de pessoas que foram traídas, pessoas que estão tentando reconquistar seu amor de volta, pessoas que estão apaixonadas e não sabem como abordarem essa paixão e por aí vai, se você já tiver passado por algum desses tipos de situação e conseguiu se superar, poderá utilizar isso como uma ferramenta para ajudar essas pessoas, passando todo o seu conhecimento, e é aqui que entra o ponto chave da questão, se você passou por isso, conseguirá falar facilmente do assunto, sem dificuldades, sendo o mais real possível e poderá ajudar muitas pessoas.

 

 

 

 

3 – Ganhar Dinheiro  Online

Aqui se encontram grupos de pessoas que desejam ter um renda extra ou mesmo montar um negócio online, seja ganhando dinheiro através de programas de afiliados, lojas virtuais, enfim, fazer vendas na internet, então se você conhece desse ramo ou mesmo já tem um empreendimento online, poderá ajudar muita gente a criarem o seu e ganhar dinheiro na internet.

Esse mercado está cada vez mais concorrido, então você deve apresentar para o público que deseja atingir novas maneiras de ganhar dinheiro online, apresentar a mesmas coisas que a maioria apresentam não vai lhe garantir sucesso.

 

 

4 – Finanças

Esse é outro nicho muito bom para que tem conhecimentos de como ganhar e administrar dinheiro. Hoje em dia temos muitas pessoas endividadas, que não sabem gerenciar suas despesas e receitas ou pessoas que possuem dinheiro mas não sabem investir para aumentar seu capital, assim se você conhece desse ramo, você terá um grande potencial de ter sucesso, pois muitas pessoas desse nicho necessitam de apoio para resolver esses problemas.

Se você já passou por problemas financeiros e conseguiu se superar você trabalhando nesse mercado terá a oportunidade de ajudar muitas pessoas endividadas, ensinando a elas o que fez e o que elas podem fazer para saírem dessa crise financeira.

Se você for um investidor de sucesso, poderá ajudar as pessoas a aumentarem seus capitais, ensinando formas de investimentos  no tesouro direto, bolsa de valores etc.

 

Como você pode ver nos 4 exemplos que citei acima, podemos ter sucesso em qualquer um deles, bastando que tenhamos conhecimento do assunto que iremos abordar.

 

Ferramentas para encontrar seu nicho de mercado

A procura de um nicho de mercado exige paciência e um estudo detalhado daquilo que temos interesse, do que gostamos de fazer, a partir daí começa outra etapa, que é a de identificar o nosso público, quais pessoas tem grande potencial de gostar do que vamos abordar e oferecer para elas em nosso blog, o que elas mais procuram, quais problemas estão precisando resolver.

Para ajudar você nessas questões acima lhe apresento aqui as principais ferramentas para encontrar o seu nicho de mercado, ferramentas essas que nos dão um norte de como chegar no nosso público alvo, vamos pra elas:

 

1 – Pesquisas no Google

Com certeza essa é a primeira ferramenta que você deverá utilizar para procurar seu nicho de mercado, além das opções que o google nos oferece, também podemos visualizar a quantidade de vezes que esses termos estão sendo procurado, e os termos que tem relação com a palavra-chave que pesquisamos.

Além dos links retornados, na parte inferior da página de pesquisa do Google você poderá encontrar mais termos e links relacionados como você poderá ver abaixo:

 

 

2 – Planejador de Palavras do Google

Todos nós sabemos que a Google domina o mercado de pesquisas na web, então não é de se admirar que a segunda ferramenta que você pode utilizar para pesquisar seu nicho de mercado seja dessa gigante, aqui lhe apresento o PLANEJADOR DE PALAVRAS DO GOOGLE ,para utilizar essa ferramenta você terá que entrar com sua conta de e-mail do Google, nela você informa os termos chaves do seu nicho, a ferramenta lhe apresenta tanto ideias do termo de digitado como grupo de palavras relacionadas ao termo. Além do mais você poderá saber o número de pesquisas mensais daquela palavra.

 

3- Ubersuggest`s

 

Outra ferramenta que vai lhe ajudar bastante a conhecer o que seu nicho está procurando, Ubersuggest , com ela você poderá digital termos relacionados a esse nicho e a ferramenta lhe apresentará várias sugestões que irão lhe ajudar a conhecer mais a fundo seu público-alvo.

Aí é só trabalhar a fundo os termos pesquisados e entender o que seu público está procurando e necessitando para que você possa atender essas necessidades e se tornar uma referência no assunto para elas.

 

Bem, era isso que eu tinha para falar sobre nicho de mercado no marketing digital, espero que esse post tenham clareado sua mente, do que precisa fazer, que mercado quer trabalhar, antes mesmo de criar seu negócio online com seu blog. Não custa nada avisar, pense muito bem e pesquise muito sobre o nicho de mercado que vai escolher, utilize todas as ferramentas sugeridas, estude assuntos relacionados ao nicho e com certeza você irá conseguir criar um negócio online de sucesso, conhecedor do assunto e se tornar uma referência para muitos do nicho.

Grande abraço e até o outro post.

 

 

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar